“Logo que confiar em si mesmo, saberá como viver.” – Goethe
Quando alcançamos a idade de 29 anos, sentimos que de repente a vida ganha um tom mais sóbrio, pesado, e nossas limitações pessoais, profissionais e emocionais tendem a vir à tona de uma forma bem forte e fora do nosso controle.
Urno urno urno, é o Retorno de Saturno…
Em Astrologia, procura-se ver em qual signo e casa (assunto) está Saturno para entender melhor em qual setor da nossa vida devemos ter mais responsabilidade. Os bebês que, como eu, vieram ao mundo entre Agosto de 1983 e Novembro de 1985 nasceram com Saturno em Escorpião, e isso significa dentre outras coisas um certo medo de ser vulnerável diante do outro. Ao mesmo tempo, existe uma maior responsabilidade em tornar-se fiel a si mesmo e assim reclamar seu próprio poder através do entendimento de nossos intensos sentimentos e emoções reprimidas. Entender, com respeito e compaixão, seu desejo e ambição abre as portas para a expressão de quem somos verdadeiramente.
Os bebês nascidos entre Outubro de 2012 até aproximadamente Novembro de 2014 também terão a marca de Saturno em Escorpião, por isso, o estímulo desde cedo para que eles manifestem seus sentimentos de forma mais livre é muito importante para ajudar o desenvolvimento emocional.
Possuidora de um Saturno em Escorpião na casa 7, meus relacionamentos e parcerias são dadas a uma grande dose de intensidade, uma pitada de segredos e traições às vezes, e aquele medo da solidão e da rejeição, acarretando numa altíssima dose de comportamento defensivo. É na área dos relacionamentos em que preciso ser mais sincera e responsável. Exatamente por isto, por precisar entendê-los, é que escrevo sobre relacionamentos; escrever ajuda-me a organizar fluxos de sentimentos que muitas vezes não entendo.
Segundo a Mitologia, Saturno tirou o poder do pai Urano, regente do céu. castrando-o e jogando seus genitais ao mar. Saturno simboliza ambição, responsabilidade, dever, disciplina, estabilidade, regras, ordem, paciência, estrutura, limitações e lições que precisamos aprender. Em nossas vidas, figuras saturninas são representadas pelos pais, professores e figuras de autoridade. Saturno mostra como construímos nossa estrutura e como lidamos com as perdas inevitáveis que a vida traz, já que podemos aprender mesmo sob circunstâncias difíceis e dolorosas. Saturno, torna-se assim, um símbolo das castrações causadas pelo tempo que nos impulsionam ao amadurecimento de forma definitiva, obrigando-nos a deixar emergir nossas limitações e imperfeições para o florescimento de nossas verdadeiras belezas.
Durante o Retorno de Saturno, esse arquétipo se manifesta de forma muito intensa para que lembremo-nos das responsabilidades e estruturas essenciais que precisaremos para as lições do próximo ciclo – um ciclo de Saturno leva aproximadamente 29 anos.
Vivendo o final de um ciclo, entendi que quanto mais sincera e verdadeiramente amorosa me torno, melhor caminham meus relacionamentos. Sem “joguinhos” os relacionamentos ficam mais leves, honestos, e até os medos da solidão e da rejeição diluem-se inevitavelmente no oceano de amor e verdade. Então, eis que nas espumas do oceano fertilizado pelo sêmen de Urano, Vênus/Afrodite, a deusa do Amor e da Beleza, nasce em toda sua glória.

“O Nascimento de Vênus”, de Sandro Botticelli.
Acredito que a semente da verdadeira expressão de amor e verdade nos relacionamentos nasce do equilíbrio entre o feminino e masculino sagrado de cada um de nós. Vibrando na sintonia de amor com a pessoa que somos e com os dons que trazemos e agindo em direção à felicidade, nossos relacionamentos podem florescer e crescer em um lugar de amor, verdade, beleza, companheirismo, fidelidade e alegria.
Que nos amemos uns ao outros. O Amor Conquista Tudo!