Bali é uma ilha de encantos, a Ilha dos Deuses. A natureza caprichou naquela região, e a riqueza natural, espiritual e artística atrai milhares de turistas todos os anos que buscam algo de sagrado em suas vidas.

Balineses rezam em cerimônia no templo Pura Luhur Uluwatu
A Indonésia é o maior país islâmico do mundo; Bali é a única ilha que pratica o hinduísmo e onde se vai nota-se a tranquilidade e a espiritualidade do povo. As histórias da mitologia hinduísta ilustram os templos, monumentos e a arte balinesa através da dança, música, teatro, artes plásticas, etc.

Estátua de Garuda no Parque Cultural Garuda Wisnu Kencana, em Jimbaran

Homem prepara oferendas para celebração no templo em Uluwatu
Para mim, o povo balinês é um povo feliz. Tem alguma coisa do brasileiro com relação à hospitalidade e alegria, mas não se pode também esquecer de alguma coisa de faminto.Em Bali, lembro-me de muitos rostos, desde a expressão das mulheres que queriam alimentar suas crianças nos vilarejos até o dos turistas boquiabertos diante da beleza balinesa.

Chá com vista para o vulcão Gunung Batur, em Kintamani

Monkey business em Ubud
Na ilha dos deuses, foram os sorrisos, que me marcaram: o dos macacos travessos da floresta de Ubud, o das meninas indonésias que me pararam para tirar fotos e fazer pesquisas para a escola (meus 15 minutos de fama asiáticos!), e o meu próprio sorriso de paz durante o pôr do sol de fogo em Uluwatu.

Jo (eu) e dançarina Kecak com o final do pôr do sol ao fundo
A dança do fogo Kecak

Círculo de fogo durante apresentação da dança Kecak
Os círculos de proteção são conhecidos em muitas tradições antigas como um espaço que é criado para preservar a energia de uma pessoa ou ritual. Na dança Kecak, a representação acontece dentro de um círculo formado por um coral de homens que cantam “cak” em uma espécie de transe ritualístico, sem o acompanhamento de instrumentos musicais do gamelão (gamelan) tradicional indonésio. A dança é baseada no Ramayana – o outro épico hindu – e conta a história do rapto de Sita, esposa de Rama e seu resgate com a ajuda de Ganesha e Sugriwa, o rei dos macacos. A história termina com o resgate de Sita e um grande círculo de fogo, abençoado pelo pôr do sol sagrado sobre o mar de Uluwatu.

Falésia e mar em Uluwatu
Bali bagus!!
Amor+Luz,
Joana